21 MAI
Sabia que o local que sempre acolheu o CineConchas tem a sua origem em propriedades privadas, uma das quais foi concebida e desenvolvida em meados do século XVI?
Com 24 hectares, é o segundo maior parque público da cidade (a seguir ao Parque Florestal de Monsanto) e a sua configuração actual é resultante das obras de requalificação encetadas pela Câmara Municipal de Lisboa em 2005 no âmbito da construção da zona da Alta de Lisboa. Em termos urbanos, liga esta urbanização ao centro do Lumiar e à Alameda das Linhas de Torres e é um dos três parques da freguesia, fazendo desta a que maior número de parques urbanos tem na cidade.
Tem três zonas bem diferenciadas - o grande relvado e envolvente, a mata (ambas pertencendo à antiga Quinta das Conchas) e a zona da antiga Quinta dos Lilases .
A zona do relvado tem adjacente um grande lago, alimentado por uma série de canais que transportam a água de uma fonte escultórica situada no topo nascente, circundada por um grupo de oliveiras e zambujeiros. Junto a este, situa-se um maciço de eucaliptos de grande porte, classificado como arvoredo de interesse público, zona ideal para piqueniques.
A Mata é um local aprazível, densamente plantado com um conjunto variado de espécies e um conjunto de trilhos que, associados ao relevo heterogéneo constituem um percurso ideal para actividades de caminhada e corrida de manutenção. A característica mais distintiva da zona da antiga Quinta dos Lilases é o lago artificial com um desenho que reproduz o das ilhas de São Tomé e do Príncipe. Tem uma vegetação marcada pelo alinhamento de zambujeiros junto ao antigo muro de estrema e que a requalificação manteve e pela presença de eucaliptos, choupos, freixos, ulmeiros e loureiros. Ao contrário da área vizinha, o revestimento das zonas de clareira é em prado de sequeiro, possibilitando acompanhar as mudanças do coberto em função das estações do ano. A existência de habitats diversificados confere a este Parque um grande valor em termos de biodiversidade, ocorrendo um número de espécies acima do habitual para os espaços verdes urbanos.
De Janeiro a Dezembro eis um local de lazer e partilha, com a população da freguesia a usufruir em pleno da oferta existente, dos equipamentos de restauração (café e restaurante, ambos com esplanada) ao parque infantil sem falar, obviamente, nos meses de junho e julho do nosso CineConchas!